Projecto da Disciplina de Projecto 3º Ano NTC
pesquisar neste blog
posts recentes

Entrega final, wooo-hooooo!

Testes de Interacção dos Docentes e Usabilidade da Mesa

Entrega Versão Beta

testes versao beta

Actualização das funcionalidades DeCATouch

Lista de bugs protótipo (código, funcionalidades, layout)

Módulos a desenvolver na versão beta

Testes de Interacção dos Docentes

Protótipo de Alta Fidelidade agora com lente

Entrega de Protótipo de Alta Fidelidade

arquivos

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Sexta-feira, 11 de Junho de 2010
Entrega Versão Beta

O backoffice foi terminado, sendo que ainda faltam corrigir os bugs detectados nos testes de compatibilidade, segurança e usabilidade, melhor descritos abaixo. Assim, foram totalmente cumpridos os objectivos a que nos tínhamos proposto neste aspecto do projecto.

Backoffice

- Aluno:
User:Mhytra
Pass:prototipo

- Professor:
User:DrMhytra
Pass:prototipo

Não se avançou na construção da mesa, sendo que o grupo continua à espera da recepção das lentes. Esperamos que, com a chegada atempada desta componente, consigamos completar o trabalho a tempo de cumprir o deadline da entrega final.

No que diz respeito à aplicação de front-end alteraram-se os objectivos propostos. Assim preferimos desenvolver, numa primeira instância, as duas áreas possíveis de exploração de trabalhos (em lista e espalhados), sendo que o passo seguinte será aprofundar cada uma dessas áreas. Em ambas as áreas serão necessários os mesmos métodos de visualização dos detalhes dos trabalhos, recorrendo-se à mesma classe para ambos. Esta classe, ainda em desenvolvimento, já tem disponível a exibição dos destalhes do trabalhos e dos diferentes tipos de trabalhos . Esta navegação está mais patente na área de disposição em lista (já com scroll e interacção detalhada), sendo que, visualizando os trabalhos espalhados, já se poderá interagir com os mesmos (redimensionar, rodar, posicionar).

Abaixo seguem os exemplos da aplicação com as componentes desenvolvidas até ao momento bem como uma imagem representativa das áreas presentes na versão beta.

Versão Windows

Versão Mac

mapa mesa

Instruções para interacção com a aplicação em computador sem a utilização da mesa:

- Dar permissões ao Flash, indo a:
http://www.macromedia.com/support/documentation/en/flashplayer/help/settings_manager04.html
Global Security Settings -> Acrescentar a pasta em que se encontra o ficheiro DeCATouch
- Adicionar excepção na firewall, se necessário;
- Utilizar o rato para a interacção;
- Shift+Clique para guardar um toque;
- Duplo-clique num toque existente para o eliminar.

Testes de Compatibilidade

Desde cedo se definiu que o backoffice seria desenvolvido tendo como browser de referência o Firefox, não excluindo, porém, os demais browsers. Assim estabeleceu-se que o backoffice deveria ser suportado nos principais Browsers, vulgo: Firefox, Chrome, Safari, Opera e Internet Explorer (da sua versão 7 à versão 9) sendo que teria que seri visualizado de igual forma em Sistemas Operativos Windows e Mac.

Dos bugs evidenciados aquando do início dos testes de compatibilidade, não resta nenhum, sendo que, de momento, o site está relativamente coerente em todos os sistemas e browsers referidos, sendo que ainda há que corrigir as larguras dos campos dos formulários.
Alguns dos erros encontrados e já solucionados foram:
- margins da legenda colocada no footer ( IE 7)
- margins da barra do menu principal (Firefox e Safari em Mac)
- espaçamento dos items em listagens de trabalhos (IE 7)
- localização dos botões de upload (Firefox e Safari em Mac)

Testes de Segurança


Os testes de segurança, efectuados pelo professor Helder Caixinha seguindo um guião previamente elaborado pelo grupo, revelaram, essencialmente, que, por um lado as passwords estavam bem protegidas, impedindo a visualização das mesmas e que os formulários estavam seguros impedindo a inserção de código malicioso. Revelaram também duas falhas graves que irão ser corrigidas: a primeira é o facto da edição não estar a funcionar e a outra é o facto de se poderem aprovar e apagar comentários de trabalhos de outros utilizadores, desde que se esteja com o login efectuado. Em virtude destas mesmas falhas, averiguámos a natureza da primeira, que já está corrigida e ousamos acrescentar que ainda bem que esta opção não estava activa, porque dados os resultados dos testes de segurança dos comentários, se o professor tivesse tentado fazer com a edição o que fez com os comentários, teria certamente conseguido editar trabalhos alheios.

Assim pode dizer-se que as falhas de segurança se resumem à necessidade da inserção da verificação do utilizador aquando da edição dos trabalhos e aprovação de comentários.
O professor revelou também algumas outras falhas, que diziam, no entanto, respeito à usabilidade, sendo que grande parte delas já estão corrigidas.

Testes de usabilidade


Efectuou-se um guião com as tarefas a cumprir por 3 utilizadores do tipo aluno e 2 utilizadores do tipo professor, bem como várias tabelas de registo das dificuldades encontradas por parte dos utilizadores, das quais se efectuou um resumo presente no ficheiro abaixo.

Tabela

Das tarefas propostas: fazer login, ver trabalho recente, inserir trabalho, editar trabalho, ver trabalho inserido, aprovar e rejeitar comentários e fazer o logout para ambos os tipos de utilizador, ao que se juntam as funções de validar trabalhos de alunos e activar e ocultar os seus próprios trabalhos específicas dos professores, obtivemos as seguintes conclusões:

1. Tem que se melhorar a linguagem utilizada aquando da inserção dos diversos tipos de ficheiros referentes a um trabalho: referir claramente que o primeiro ficheiro que se insere é a "imagem de rosto" do trabalho, enquanto o outro ficheiro inserido é o trabalho proriamente dito.
2. Fazer referência aos campos de preenchimento obrigatório
3. Arranjar formas mais intuitivas de navegar no backoffice, sendo que alguns utilizadores se perderam à procura da edição de trabalhos, aprovação de comentários e validação de trabalhos. Este podem ser melhorados realçando as breadcrumbs, alterando a linguagem utilizada no menu principal e melhorando os ícones das listagens de trabalhos.
4. Estabelecer claramente a diferença entre a página principal e a lista de trabalhos publicados por um autor, melhorando a carga icónica dessas mesmas listagens bem como informando dos autores dos trabalhos nas listas que possuirem trabalhos alheios.
5. Referir o número de comentários de cada trabalho nas listagens.

Conclusão


Pode dizer-se então, sumariamente, que o desenvolvimento da aplicação DeCATouch, apesar de não ter sido efectuada segundos os parâmetros estabelecidos originalmente, contribuiu para o melhor desenvolvimento futuro do projecto, optando por um desenvolvimento Top-Down, em vez da estratégia de módulos que tinha sido definida anteriormente. No que toca ao backoffice, este encontra-se muito próximo da sua conclusão. Conclusão essa que será facilitada pelo feedback fornecido pelos utilizadores aquando dos diversos testes efectuados.

Os membros do grupo:
Dinis Simões
Francisco Baião
Rui Silva
Samuel Traquina


tags: , , ,

publicado por samueltraquina às 19:03

mais sobre mim
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post