Com o desenvolvimento do produto vão surgindo algumas novas necessidades no que diz respeito às funcionalidades das aplicações, sendo que estas podem surgir por nos darmos conta de algumas necessidades dos utilizadores, como também pela necessidade de evitar erros do mesmo e consequente simplificação da interacção.Assim, aqui fica um pequeno resumo do que foi alterado desde a proposta inicial ao nível das funcionalidades.
Backoffice
Algumas funcionalidades foram alteradas nesta área desde a proposta inicial, sobretudo devido a questões práticas que estão ligadas à simplicidade do serviço e à melhor resposta às necessidades do front-end.
Assim o aluno já não pode activar e ocultar os seus trabalhos, apenas os professores podem activar e desactivar os seus trabalhos, mudança relativa ao facto de haver apenas um campo na base de dados relativo à actividade ou inactividade dos trabalhos. Da mesma forma se pode dizer que os trabalhos dos professores não precisam de validação, sendo que estes ficam válidos e activos automaticamente.
Outra alteração profunda é relativa aos ficheiros inseridos relativos a cada trabalho. Agora, para além do ficheiro do próprio trabalho, deve inserir-se também uma imagem representativa do mesmo, mudança esta que resultou da necessidade de variedade na área do front-end.
Finalmente adicionou-se uma lista dos trabalhos mais recentes que qualquer utilizador pode visualizar mesmo sem estar registado, bem como o banner publicitário desenvolvido para a disciplina de Publicidade e Marketing, alterações que poderão dar uma nova cara ao backoffice do projecto, bem como conferir-lhe um carácter apelativo, sendo que não se poderá apenas introduzir, como visualizar os trabalhos no backoffice.
Front-end
Nesta área houve apenas uma alteração ao nível das funcionalidades desde as apresentadas inicialmente: embora nos propusessemos a permitir apenas em alguns tipos de trabalhos (aqueles que menos relevância tinham no âmbito multitoque, como os escritos) o envio dos mesmos para um mail, estendemos essa funcionalidade a todos os projectos, fruto, mais uma vez, da necessidade de simplificação que nos pareceu patente da fase de desenho do layout.