Projecto da Disciplina de Projecto 3º Ano NTC
pesquisar neste blog
posts recentes

Entrega final, wooo-hooooo!

Testes de Interacção dos Docentes e Usabilidade da Mesa

Entrega Versão Beta

testes versao beta

Actualização das funcionalidades DeCATouch

Lista de bugs protótipo (código, funcionalidades, layout)

Módulos a desenvolver na versão beta

Testes de Interacção dos Docentes

Protótipo de Alta Fidelidade agora com lente

Entrega de Protótipo de Alta Fidelidade

arquivos

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Sexta-feira, 26 de Março de 2010
Demo/ Protótipo de baixa fidelidade

A terceira entrega da unidade curricular de Projecto pressupõe a elaboração de um protótipo de baixa fidelidade. Um protótipo desta natureza permite-nos, apesar de facultar testes limitados, de uma forma simples e de baixos custos, a análise e verificação de ideias. Como sistema demonstrativo que pretende ser, este protótipo tem o objectivo de elucidar acerca das potencialidades do projecto assim como de auxiliar na validação de requisitos funcionais e técnicos.


Ao longo de duas semanas de trabalho, foi pensada e elaborada uma demo que, de uma forma autónoma, fosse capaz de apresentar tanto a área de backoffice como a de front-end que compõem o projecto DecaTouch.


Assim, foi pensado exibir o projecto através da realização de um vídeo recorrendo, para a componente backoffice, a um Screen Capture, para o qual utilizámos o software Screen Toaster (http://www.screentoaster.com) uma vez que esta aplicação é gratuita e on-line e, para a componente de front-end a uma animação em Flash, simulando, deste modo, o fluxo de interacção (um de entre os possíveis). De salientar que, na captura de ecrã do backoffice, de forma a facilitar a identificação dos momentos de interacção do rato, se activou a opção de mostrar a localização do ponteiro.


O protótipo de baixa fidelidade começa por uma breve apresentação do projecto, efectuada através da inclusão de alguns vídeos ilustrativos de alguns exemplos do uso de mesas multitoque  (http://vimeo.com/10192559, http://vimeo.com/6331556, http://vimeo.com/8660060 e http://vimeo.com/5206660), permite apresentar o conceito do projecto seguindo-se depois para a apresentação do backoffice. Aqui, através da supramencionada captura de ecrã, serão demonstradas as diversas áreas a que os diferentes utilizadores (administrador, professor e aluno) têm acesso. Uma vez que algumas das funcionalidades são semelhantes a todos eles, e com o intuito de não tornar a demo repetitiva, apenas serão apresentadas as que diferem. Desta forma, para a conta de administrador apenas será demonstrada a funcionalidade que o distingue dos restantes utilizadores (remoção de trabalhos), para o utilizador aluno será evidenciada o envio de trabalhos de que é autor (assim como a sua edição, activação/inactivação e aprovação de comentários aos mesmos) e, para o utilizador professor, apenas se mostrará a possibilidade de validar os trabalhos submetidos pelos seus alunos. Uma vez que as opções de registo e de login são iguais para todos os tipos de utilizador, essa acção apenas será revelada uma vez.


Após o preenchimento dos formulários, o protótipo avança para a componente de front-end onde, por não haver utilizadores diferenciados, apenas se evidenciará aquilo a que o utilizador padrão terá acesso. Nesta componente de front-end, a demo consiste, como já foi referido, numa animação realizada em Flash e exportada em formato Mov de modo a que as animações dos Movie Clips não se percam. Nesta animação, cujos conteúdos foram produzidos com recurso a Pixel Art, surge um personagem que se encaminha para a mesa multitoque e que irá apresentá-la. Essa apresentação, em que se revelam algumas possibilidades de interacção com a mesa, através de gestos predefinidos, quer para, por exemplo, escolher o curso sobre qual se pretende ver conteúdos, quer para interagir directamente com os mesmos (escalar e rodar, por exemplo) é acompanhada, sempre que necessário, por indicações textuais que ajudam a explicar ou a contextualizar ao utilizador informações importantes sobre aquilo que ele pode/deve fazer em determinado momento do fluxo de interacção.


Em suma, pensamos que a construção deste protótipo pode trazer um conjunto alargado de benefícios ao desenvolvimento do nosso projecto, tais como reduzir a incerteza sobre as funcionalidades do sistema, atenuar os riscos de, numa fase avançada do trabalho, verificar se existem falhas nos requisitos o que levaria ao surgimento de problemas graves, e, por exemplo, permitiu demonstrar a utilidade e especificidade do nosso projecto. 
As três componentes que constituem o protótipo foram editadas com recurso ao software Adobe Premiere Pro.

Dinis Simões
Francisco Baião
Rui Silva
Samuel Traquina



tags:

publicado por samueltraquina às 14:15

editado por dinisadriano às 19:28

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




mais sobre mim
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários