A terceira entrega da unidade curricular de Projecto pressupõe a elaboração de um protótipo de baixa fidelidade. Um protótipo desta natureza permite-nos, apesar de facultar testes limitados, de uma forma simples e de baixos custos, a análise e verificação de ideias. Como sistema demonstrativo que pretende ser, este protótipo tem o objectivo de elucidar acerca das potencialidades do projecto assim como de auxiliar na validação de requisitos funcionais e técnicos.
Ao longo de duas semanas de trabalho, foi pensada e elaborada uma demo que, de uma forma autónoma, fosse capaz de apresentar tanto a área de backoffice como a de front-end que compõem o projecto DecaTouch.
Assim, foi pensado exibir o projecto através da realização de um vídeo recorrendo, para a componente backoffice, a um Screen Capture, para o qual utilizámos o software Screen Toaster (http://www.screentoaster.com) uma vez que esta aplicação é gratuita e on-line e, para a componente de front-end a uma animação em Flash, simulando, deste modo, o fluxo de interacção (um de entre os possíveis). De salientar que, na captura de ecrã do backoffice, de forma a facilitar a identificação dos momentos de interacção do rato, se activou a opção de mostrar a localização do ponteiro.
O protótipo de baixa fidelidade começa por uma breve apresentação do projecto, efectuada através da inclusão de alguns vídeos ilustrativos de alguns exemplos do uso de mesas multitoque (http://vimeo.com/10192559, http://vimeo.com/6331556, http://vimeo.com/8660060 e http://vimeo.com/5206660), permite apresentar o conceito do projecto seguindo-se depois para a apresentação do backoffice. Aqui, através da supramencionada captura de ecrã, serão demonstradas as diversas áreas a que os diferentes utilizadores (administrador, professor e aluno) têm acesso. Uma vez que algumas das funcionalidades são semelhantes a todos eles, e com o intuito de não tornar a demo repetitiva, apenas serão apresentadas as que diferem. Desta forma, para a conta de administrador apenas será demonstrada a funcionalidade que o distingue dos restantes utilizadores (remoção de trabalhos), para o utilizador aluno será evidenciada o envio de trabalhos de que é autor (assim como a sua edição, activação/inactivação e aprovação de comentários aos mesmos) e, para o utilizador professor, apenas se mostrará a possibilidade de validar os trabalhos submetidos pelos seus alunos. Uma vez que as opções de registo e de login são iguais para todos os tipos de utilizador, essa acção apenas será revelada uma vez.
Após o preenchimento dos formulários, o protótipo avança para a componente de front-end onde, por não haver utilizadores diferenciados, apenas se evidenciará aquilo a que o utilizador padrão terá acesso. Nesta componente de front-end, a demo consiste, como já foi referido, numa animação realizada em Flash e exportada em formato Mov de modo a que as animações dos Movie Clips não se percam. Nesta animação, cujos conteúdos foram produzidos com recurso a Pixel Art, surge um personagem que se encaminha para a mesa multitoque e que irá apresentá-la. Essa apresentação, em que se revelam algumas possibilidades de interacção com a mesa, através de gestos predefinidos, quer para, por exemplo, escolher o curso sobre qual se pretende ver conteúdos, quer para interagir directamente com os mesmos (escalar e rodar, por exemplo) é acompanhada, sempre que necessário, por indicações textuais que ajudam a explicar ou a contextualizar ao utilizador informações importantes sobre aquilo que ele pode/deve fazer em determinado momento do fluxo de interacção.
Em suma, pensamos que a construção deste protótipo pode trazer um conjunto alargado de benefícios ao desenvolvimento do nosso projecto, tais como reduzir a incerteza sobre as funcionalidades do sistema, atenuar os riscos de, numa fase avançada do trabalho, verificar se existem falhas nos requisitos o que levaria ao surgimento de problemas graves, e, por exemplo, permitiu demonstrar a utilidade e especificidade do nosso projecto.
As três componentes que constituem o protótipo foram editadas com recurso ao software Adobe Premiere Pro.
Dinis Simões
Francisco Baião
Rui Silva
Samuel Traquina